terça-feira, 27 de julho de 2010

Vícios e Compulsões!


Vício é simplesmente um costume censurável ou condenável; ou “comportamento habitual e repetitivo, e difícil ou impossível de controlar” (Collins). Uns ficam noites inteiras navegando na internet, outros comem sem parar, há os que se entregam ao sexo, muitos fumam descontroladamente, outros consomem álcool e/ou cocaína. Há os que jogam e os que compram o que não podem. Outros consomem doces e toma remédios sem controle. Em comum, são dominados por uma compulsão que não conseguem controlar.

Quando uma pessoa atinge tamanho nível de dependência química ou comportamental, sua mente, seu corpo, seus relacionamentos familiares, sociais e profissionais, suas finanças e sua profissão são afetadas ou até mesmo, destruídas. A dependência consome a auto-estima e a dignidade. Quando a dependência se instala, ela costuma arruinar a vida da pessoa e de seus familiares.

O vício tira a liberdade do individuo, toma a sua vontade e anula qualquer alternativa de vida. É exatamente isso que a Bíblia nos ensina sobre a obra de Satanás para o ser humano: “roubar, matar e destruir” (Jo 10:10)

As motivações que levam uma pessoa a se envolver ou deixar-se envolver em vícios químicos e comportamentais são as mais variadas; abordaremos três em nossa lição.

I. A busca por prazer

Vivemos em uma sociedade hedonista, que incentiva a busca do prazer acima de todas as coisas. A idéia deste sistema é criar uma atmosfera de liberdade na qual o prazer venha acima de tudo. O hedonismo é uma doutrina que considera o prazer individual e imediato como o único bem possível, a essência da felicidade princípio e fim da vida. E é em nome dessa busca por prazer que a juventude termina prisioneira e escrava daquilo que deveria trazer satisfação. Vejamos algumas das maneiras que os jovens usam para buscar prazer e suas conseqüências.

1. Álcool
Pesquisas indicam que 73,2% dos jovens brasileiros entre 15 e 25 anos consomem bebidas alcoólicas. A conseqüência é que milhares desses jovens estão dependentes da bebida, têm problemas no trabalho, já se machucaram e até mesmo agrediram alguém sob efeito do álcool. Muitos deles já desenvolveram tolerância, o que significa a necessidade de doses cada vez maiores para sentir os efeitos da bebida. São jovens que colocam a vida deles e a de outros em risco.

2. Cigarro
Jovens entre 14 e 25 anos são o principal alvo da indústria tabagista. A estimativa do Ministério da Saúde é que haja 2,8 milhões de fumantes nessa faixa etária e a cada ano esse número aumenta, pois os jovens são facilmente influenciáveis nessa faixa etária. Estudos mostram 90% das pessoas dependentes do cigarro começaram a fumar na adolescência. O desejo de ser aceito, a ansiedade ou a influência dos pais acaba levando o jovem a fumar, mesmo sabendo que o cigarro possui substâncias cancerígenas, causa impotência sexual e infertilidade. Somente estando dependente para continuar fumando.

3. Drogas
Outra pesquisa recente mostrou que 25% dos estudantes do ensino fundamental e médio já experimentaram algum tipo de droga, além do cigarro e das bebidas alcoólicas. Mostrou também que a idade do primeiro contato com esse tipo de substância tem caído sistematicamente durante os últimos anos e que a probabilidade de viciar aumenta na medida em que diminui a idade em que é experimentada a droga. Apesar de saber que as drogas são um problema sério, os jovens não conseguem evitar o contato com ela, e assim, se entregam às conseqüências terríveis desse vício.

4. Jogo
Os jogos de azar podem ser encontrados em quase toda parte e estão crescendo. As pessoas jogam cartas, apostam em loterias, usam máquinas caça-níqueis e gastam muitas vezes dinheiro que seria destinado para manutenção de sua casa. Apesar de saber o mal que estão causando a seus familiares, não conseguem parar. O ato de jogar vicia.

5. Comida
A alimentação e muito importante para nosso bem-estar, pois influi diretamente no funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo, assim também no comportamento, humor, inteligência e na disposição física. O problema é que o comer excessivo sobrecarrega todo o organismo, provocando insuficiência dos sistemas, desequilíbrios, intoxicações e doenças gerais, além da obesidade que é um dos grandes males da atualidade (chamada obesidade mórbida).

6. Sexo
O vício do sexo pode englobar uma ampla variedade de práticas. Desde a prática sexual convencional até os viciados em cibersexo. Esta é uma realidade que afeta os jovens de uma forma muito intensa, levando-os a se entregar de forma destruidora aos seus desejos. Estima-se que são 372 milhões de páginas ou 8% de toda a internet que utilizam o sexo como apelo principal para uma platéia cativa de centenas de milhões de usuários em todo o mundo.

7. Internet
Navegar na internet virou um vício com tendência crescente. Viciados em internet perdem a concentração nos estudos, no trabalho, além de ter vida social afetada. Eles passam conectados a noite toda e muitas vezes conhecem o pessoal com que se comunicam nos chats melhor do que os amigos e familiares. No final, acabam entrando em colapso, isolados de todos e de tudo. A internet é um novo vício.

II. A busca para aliviar a dor

Dor é o que não falta na existência de qualquer pessoa. João 16:33 “...No mundo, passais por aflições.... Em muitas situações, o jovem se torna dependente porque, durante sua luta contra a dor busca refúgio em drogas ou medicamentos que possam tirá-lo momentaneamente da realidade, sem perceber que além de não ficar livre de um problema, ainda terá outro.

III. Como saber se tenho vício?

Você tem problema quando...

• não tem mais liberdade de escolha;
• não consegue mais abandonar essa prática;
• continua a prática mesmo quando há mais culpa que prazer;
• procura esconder sua prática levando vida dupla;
• gasta mais do que pode para manter seu vício;
• perde seu conceito de valores e moral;
• ignora seu testemunho.

IV. Lidando espiritualmente com o vício

O Salmo 51 deve ser seguido na base do passo a passo. Esse é o padrão de experiência do crente que retorna à plena comunhão e serviço. Observe que passos são esses.

1. Admita o seu pecado (v. 2-3)
É necessário que você admita e reconheça sua condição diante de Deus e da Sua comunhão. Enquanto você ficar se esquivando não poderá ser restaurado pelo Senhor.

2. Confesse o seu pecado (v. 4-5)
A confissão deve ser profunda e sincera. Quando há confissão, há reconhecimento da necessidade da manifestação da misericórdia de Deus.

3. Peça perdão pelo seu pecado (v. 7-9)
Lave-me” implora o salmista no verso 7. O perdão traz libertação, purificação e a comunhão com Deus é restaurada (I Jo 1:9).

4. Deixe o seu pecado
A alegria da salvação só vem quando a comunhão é restaurada e sabemos que estamos libertos, para isso deixar o pecado fora de nossa vida é fundamental. Pv 28:13.

5. Mantenha o coração quebrantado diante de Deus (v. 17)
A única forma de isso acontecer é viver uma vida de arrependimento diário e busca constante da presença de Deus, oferecendo a Ele o que você tem de melhor.

Importante: Muitas pessoas só conseguirão se livrar de vícios se procurarem ajuda. Pode ser através de um conselheiro cristão (pastor, líder ou professor da igreja, psicólogo cristão etc) ou de clínicas especializadas.

CONCLUSÃO

Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois,
firmes e não submetais, de novo, ao jugo da escravidão
” (Gl 5:1)

Liberdade é o oposto de escravidão: pode ser aplicada aos escravos que ficam livres da opressão (Jo 8:32, 36). A palavra liberdade pode ser usada de maneira geral e ser aplicada ao seu corpo, à vontade ou à mente. O corpo está livre quando não está confinado. A vontade e a mente estão livres quando não estão subjugadas por algo negativo. A verdadeira liberdade consiste na busca diária pela santidade, em procurar fazer o que é certo e bom. Essa liberdade somente é possível em um coração renovado por Deus e não pode existir fora dEle.

Um comentário:

  1. Pra quem tem dificuldades de vencer esses pecados, leia Salmos 51, e meditem em cada frase.

    "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto."

    "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contríto não desprezarás, ó Deus".


    O segredo é o verdadeiro arrependimento, se você não se arrepender do fundo do seu coração, você nunca vai vencer seus vícios.!

    PAZZZZ GALERAA

    ResponderExcluir