terça-feira, 27 de julho de 2010

Alcoolismo!


A questão da bebida alcoólica é complexa, porque envolve aspectos culturais, ideológicos e científicos, mas principalmente porque não encontra unanimidade nem mesmo entre os cristãos. Se é lícito ou não... Se é conveniente ou não... eis a questão!
Nosso desejo é encontrar na Palavra de Deus um conselho seguro, que nos conduza a um posicionamento cristão ético, perante o qual tenhamos paz conosco, com os outros e, principalmente, com Deus.
Você sabia que o álcool é considerado mundialmente o entorpecente mais popular entre os jovens e que 68,3% dos brasileiros (entre 13 e 18 anos) fazem ou já fizeram uso dele?

Bebida alcoólica – uma perspectiva sociológica

A sociedade e a ética judaica dos tempos bíblicos já temiam os efeitos degradantes do vinho, embora fosse culturalmente aceito e apreciado. O Talmude (livro das tradições judaicas) determinava a mistura de três medidas de água para cada medida de vinho. Sem essa diluição a bebida estaria inadequada para consumo. E os cristãos eram ainda mais cautelosos quanto ao uso do vinho (Rm 14:21É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar {ou se ofender ou se enfraquecer}”.)

Em nossos dias, vemos pais, educadores, autoridades e a própria sociedade alarmados com o crescente consumo de bebida alcoólica entre os jovens e adolescentes. Hoje, não se pensa em bebida “diluída” (pouco álcool), mas em bebida aditivada e “turbinada”. O consumo precoce nasce antes mesmo do incentivo dos colegas ou do escapismo emocional – começa dentro de casa, na permissividade dos pais, no barzinho convidativo e nos incentivos veiculados pela TV.

O problema sai de casa e alcança as ruas, afeta o comportamento, atrapalha o trânsito, desestrutura as escolas, desqualifica o trabalho, transforma relacionamentos, suprime os direitos, degrada a moral, insulta a criminalidade e aniquila toda e qualquer perspectiva de uma vida vitoriosa. Um abismo chama outro abismo... uma dose chama outra dose, e assim as marcas nocivas desse vício logo são reconhecidas nas desordens sociais.

Para que os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas?
Para que, as queixas? Para quem, as feridas sem causa?
E para quem, os olhos vermelhos?
Para os que se demoram em beber vinho, para os
que andam buscando bebida misturada.(Pv 23:209-30)

Há um provérbio japonês que diz: “Primeiro o homem toma a bebida, e depois a bebida toma o homem.

Os cristãos que defendem a prática da bebida social ou bebida moderada deveriam submeter-se a uma auto-avaliação: “posso ficar sem beber, sem que isso me incomode; mesmo quando estou na liberdade do meu lar; mesmo se não tiver ninguém a quem responder?” Olhe, meu irmão, se você precisa recorrera textos bíblicos cada vez que uma “pequena dose” lhe incomoda a consciência... então, deve acordar para o fato de que “a bebida já tomou conta de você”.

O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora;
todo aquele que por eles é vencido não é sábio(Pv 20:1)

Ou seja, se é lícito ou não... se é conveniente ou não... eis a questão que levantamos no inicio da lição. Na verdade... “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (I Co 6:12). Ainda que haja aparente abertura em algumas passagens bíblicas; ainda que a medicina possa recomendar o uso do vinho; ainda que a cultura nos dê total liberdade para desfrutar dos prazeres da bebida, o bom senso cristão nos leva em paz ao caminho da abstinência, porque “Todas as coisas são lícitas, mais nem todas edificam” (I Co 10:23).

Um comentário:

  1. Quando li o tema "Alcoolismo" e começei a ler sobre o assunto, me veio um versículo na mente " Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. 1 Coríntios 10:23 ", mas eu ainda nem tinha visto que no final do texto esse versículo é citado. Já tive problemas com alcoolismo, eu não percebia mas era alcoolatra, não cheguei em um nível de abstinencia nem nada, mas se tivesse com vontade tinha que beber na hora, não importa aonde estava, ja fugi do trabalho pra beber, já aconteceu de levar uma garrafa de bebida pra casa e na madrugada acordava pra beber... enfim eu gostava de me sentir alegre com a bebida, acho que quem consegue mudar isso é o Espírito Santo, ele quem me transformou, e hoje quando entro na presença d'Ele, caraa nada é melhor, nenhuma brisa satisfaz oq eu sinto, a alegria, a paz, não preciso de bebida nem de nenhuma outra droga, tenho sensações melhores do q essas, e que não prejudicam minha saúde, meu relacionamento famíliar, e várias outras coisas ruins que o alcool pode trazer... enfim se vc é cristão é ainda gosta de beber... pense e reflita, pergunte pra Deus se ele se agrada disso e claro " Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. 1 Coríntios 10:23 " NÃO ESQUEÇA DESSE VERSÍCULO.... se vc não é cristão, mas tenta parar de beber, ou até mesmo nem curte beber, mas o faz por pura influência de amigos e tal...Fale com Deus, ele te ouve, independente do q vc é, ou doq vc faz, Ele não importa se vc nem sabe quem Ele é direito, Ele só quer te ouvir, e Ele vai te ajudar a se livrar desse vício.

    ResponderExcluir